Sobre a capa: Paul Fürst of Nuremberg

Edição 38 editoriais

VIGNA, Carolina. Sobre a capa: Paul Fürst of Nuremberg. In: Aguarrás, vol. 8, n. 38. ISSN 1980-7767. São Paulo: Uva Limão, JUL/DEZ 2021. Disponível em: <https://aguarras.com.br/sobre-a-capa-38/>. Acesso em: [current_date format=d/m/Y].

 

Aguarrás v. 8, n. 38

Manter-se vivo, tanto literalmente quanto metaforicamente, em 2021 foi um desafio. Muitos de nós enfrentamos lutos e algumas guerras pessoais.

A capa, escolhida em plena pandemia de Covid-19, é uma edição da gravura “Doctor Schnabel von Rom” (1656), de autoria de Paul Fürst of Nuremberg.

O contexto é o da Peste Negra, ocorrida entre os anos de 1347 e 1351, resultando na morte de aproximadamente 200 milhões de pessoas no continente da Eurásia.

Os “médicos” muitas vezes não eram profissionais treinados e conduziam os pacientes a falsas curas ou a seguir crendices. Muitos foram contratados pelo Papa Clemente VI na tentativa de conter a epidemia ou eram servidores públicos.

A gravura que usamos na capa está no acervo do British Museum.

Existe uma versão colorida, pintada, dessa obra, intitulada “Médico da peste”, mas sua autoria e data são contestadas.

As perdas humanas, emocionais, espirituais, sensíveis e afetivas são e sempre serão as mais relevantes.

Entretanto, não podemos negar que a economia, o trabalho e a renda no Brasil também sofreram perdas significativas. O Aguarrás não passou impune por esse cenário, principalmente considerando que mantemos a política da publicação gratuita para leitores e autores, mesmo sem apoio ou patrocínio. O periódico nasceu com essa premissa e não vai mudar, mas não mencionar as dificuldades seria, no mínimo, hipócrita.

São nesses momentos em que percebemos como somos privilegiados. Conseguimos nos manter vivos e (relativamente) sãos.

Antes de falarmos da edição 39, de nosso oitavo ano de publicações, deixamos aqui a nossa total solidariedade a todos aqueles que enfrentaram esse ano difícil. Seguimos de cabeça erguida, com a certeza de que não fugimos à luta.

Essa edição inaugura no Aguarrás uma modalidade editorial muito usual no meio acadêmico, os cadernos especiais, às vezes também chamados de dossiês. São seções ou edições temáticas de um periódico. Na edição de JUL/DEZ 2021, temos a honra de contar com o especial Arte Latino-Americana, organizado pelos professores Marcos Rizolli e Isabel Orestes Silveira, ambos membros do Conselho Editorial dessa publicação. Rizolli e Silveira são, também, professores do programa de pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Esperamos continuar contando com essa produtiva parceira, assim como abrir possibilidades similares a outras instituições de ensino superior.

E que venha 2022!

Scroll to top